Trekking da Travessia Leste - Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com seus 65.514 hectares, abrange principalmente os municípios de Alto Paraíso, Cavalcante e Teresina de Goiás. A Chapada vai além dos limites do Parque nesses municípios, fazendo com que muitos atrativos naturais fiquem fora dele, em áreas particulares. No Parque Nacional é possível realizar três trilhas: Saltos do Rio Preto (cartão postal da região - são duas quedas: uma com 120m e outra com 80m); Cânions (I e II) e Carioquinhas; e Trekking da Travessia das Sete Quedas (02 dias de caminhada).

Considerada berço das águas, com várias nascentes, ribeirões e rios que formam as mais fantásticas cachoeiras junto ao grande desnível do seu relevo, a Chapada dos Veadeiros é bácia hidrográfica do rio Tocantins (principal rio da região), com aproximadamente 230 cachoeiras catalogadas, sendo dessas cerca de 30 abertas para visitação.

Alto Paraíso de Goiás é muito procurada por místicos, ecoturistas e aventureiros, pois é uma cidade esotérica, onde as pessoas buscam o autoconhecimento através da espiritualidade. É comum a energização com os quartzos de cristais que afloram na região, e é impossível não relaxar com as massagens e terapias. A cidade oferece também uma boa infraestrutura hoteleira, gastronômica (principalmente com alimentos naturais e veganos) e de demais comércios - incluindo mercados, posto de gasolina e bancos: BB, Caixa e Itaú (sem serviço de banco 24h). Além de ser a cidade melhor localizada para deslocamento aos atrativos naturais visitados na Chapada dos Veadeiros, e ter uma maior proximidade de Brasília, ficando a apenas 230km.

A 36km de Alto Paraíso de Goiás está a aconchegante Vila de São Jorge, que surgiu a partir dos mineradores de cristal, prosperando depois com o turismo junto a criação do Parque Nacional, que fica em sua principal entrada. E a 90km de Alto Paraíso está Cavalcante, considerada uma das primeiras cidades da região, que surgiu a partir da mineração de ouro. Depois ficou conhecida por suas belas cachoeiras - principalmente Santa Bárbara com sua água azulada -, e pelo povo Kalunga - remanecentes dos quilombos que tem na região - e sua cultura e forma de conviverem no cerrado.

*Curiosidade: a Chapada dos Veadeiros está a uma altitude entre 850m a 1.600m, com ponto culminante no Pouso Alto entre Alto Paraíso e Teresina de Goiás, considerado esse o local mais alto do Centro-Oeste, chegando a 1.676m. Em algumas de suas serras encontram-se indícios com linhas sobrepostas de que a região já foi fundo do mar, e tem as formações rochosas mais antigas do planeta, com 1,77 bilhão de anos, no qual a Nasa inclusive constatou que quando estão em órbita, na face escura do planeta Terra, veem uma luminescência saindo da região, devido a grande placa do grupo Araí (assim denominado) armazenar energia do Sol durante o dia, e expelir de noite. Por isso talvez a grande procura de pessoas que veem para Chapada recarregarem suas energias.

Descrição do passeio:

O Trekking da Travessia Leste percorre uma trilha que passa mais a Leste da Chapada dos Veadeiros, incluindo as mais belas cachoeiras e mirantes da região, em um cenário sem igual.

*Não recomendamos se aventurar nesse trekking sem guia ou equipe que possa dar um suporte para garantir uma aventura segura, com plano de ação e gerenciamento de risco contra acidentes.

1° dia (quinta-feira) - Chegada de Brasília > Alto Paraíso: recepção no aeroporto internacional de Brasília, ou em local a combinar nessa cidade. Logo depois, traslado até Alto Paraíso para almoço e acomodação (esse dia é opcional para quem desejar incluir no pacote: traslado de Brasília e pousada).

2° dia (sexta-feira) - Alto Paraíso > Moinho - 12km: saída de Alto Paraíso de Goiás, passando pela Cachoeira dos Cristais, onde se pode aproveitar de 06 pequenas cachoeiras e poços de água cristalina. Depois caminha-se até a Cachoeira da Água Fria, onde se pode aproveitar de um espetácular visual, e quem desejar pode curtir um rapel de 40 metros (opcional) a mais de 100 metros de altura, devido ao rapel descer até o primeiro platô de toda extenção da cachoeira. Depois percorre-se uma trilha descendo o vale com visuais incríveis, até chegar no primeiro ponto de apoio, onde será servido um legítimo almoço goiano (à vontade) na Dona Leonice.

chapada_dos_veadeiros_cachoeira_dos_cristais

chapada_dos_veadeiros_cachoeira_agua_fria

3° dia (sábado) - Moinho > Vale do Macaco - 14km: após o café da manhã, caminha-se um pouco e pega-se um dos trechos mais puxados da trilha, subindo 400m pela serra do Paranã, onde apresenta uma bela vista do vale do Moinho, Cachoeira da Água Fria e todo percurso feito no dia anterior do outro lado do vale. Logo após, chegando em cima da serra, caminha-se mais um pouco até a cachoeira do Sertão Zen para contemplar seus mais de 100m, curtir um delicioso banho na parte superior da cachoeira, onde se formam-se outras pequenas cachoeiras e poços, e fazer um lanche. Depois, continua-se a caminhada descendo o vale do Macaco, até chegar no ponto de apoio no vale para jantar e pernoite.

chapada_dos_veadeiros_sertao_zen

4° dia (domingo) - Vale do Macaco > Cachoeiras do Macaco - 14km: após acordar no ponto de apoio do vale do Macaco e tomar o café da manhã, caminha-se até o complexo de cachoeiras do rio Macaco, onde forma a cachoeira da Escadaria, com uma queda positiva de 30m parecendo uma escada esculpida pela água, e logo mais abaixo outras pequenas cachoeiras, até a imponente cachoeira da Catedral, com 50m e dois enormes poços para um refrescante banho. Depois retorna-se para o mesmo ponto de apoio, para jantar e pernoite.

chapada_dos_veadeiros_cachoeira_dos_macacos

5° dia (segunda-feira) - Vale do Macaco > Vale dos Macaquinhos - 14km: após acordar no ponto de apoio do vale do Macaco e tomar o café da manhã, caminha-se o trecho final do trekking até o Vale dos Macaquinhos, onde pode-se aproveitar de belas cachoeiras de água esverdeada. Depois, traslado retornando para Alto Paraíso, onde quem incluir no pacote a hospedagem e traslado até Brasília, é levado nesse dia para jantar e se acomodar.

chapada_dos_veadeiros_vale_dos_macaquinhos

Assista ao vídeo do Trekking da Travessia Leste:



O pacote inclui:
• Veículo 4x4 para apoio, levar e retornar ao trekking, e possíveis emergências;
• Hospedagem em acomodações nos pontos de apoio;
• Acompanhamento de guia local especializado e credenciado pelo MTur e ICMBio; 
• Entrada nos atrativos naturais (citados no roteiro acima); 
• Primeiros socorros e rádio-monitoramento; 
• Seguro de Viagem.

O pacote não inclui:
• Traslado que não estejam no roteiro, ou no período da noite;
• Refeições e bebidas não mencionadas;
• Despesas pessoais;
• Qualquer outro ítem não mencionado como incluso.

Levar: 
• Uma mochila cargueira (para ficar com apoio) e uma de ataque (para fazer o trekking);
• Dois calçados fechados (bota ou tênis) confortáveis e um chinelo;
• Roupa de frio, de banho, toalha, sabonete e produtos para higiene pessoal;
• Lanterna de cabeça ou de mão, com pilhas alcalinas novas (inclusive reservas);
• Protetor solar, repelente e medicamentos de uso pessoal;
• Chapéu, capa de chuva e cantil d'água.

Atenção:
• O roteiro pode ser alterado de acordo com as condições climáticas e/ou por motivos alheios a nossa vontade;
• Quem tiver interesse, temos passeios opcionais com atividades de rapel e tirolesa;
• Reservas com no mínimo 05 dias de antecedência;
• Preços sujeitos a alteração sem aviso prévio, e calculados para saídas com no mínimo de 02 pessoas (no qual formamos os grupos);
• Condições de pagamento: 50% por meio de depósito no Banco do Brasil (conta enviada por e-mail junto aos procedimentos) na reserva, e o restante no encerramento do passeio; 
• Cancelamento e devoluções (deliveração normativa N. 161 de 09 de Agosto de 1985 - Ministério do Turismo): até 31 dias antes da saída, devolução de 90% do total; 21 a 30 dias antes da saída, devolução de 80% do total; menos de 20 dias antes da saída, devolução de 0% a 80% do total.

Preço do pacote por pessoa baixa estação:

Pacote terreste à partir de Brasília
Tamanho do grupo
Duplo
Single
02 a 03 paxs
-
2.514,00
04 a 10 paxs
-
-
Operação local - Preço por pessoa em R$

Preço do pacote por pessoa alta estação:

Pacote terreste à partir de Brasília
Tamanho do grupo
Duplo
Single
02 a 03 paxs
-
-
04 a 10 paxs
-
-
Operação local - Preço por pessoa em R$

RESERVAS:

Telefones: (61) 98507-8001 Tim - (61) 99942-5098 Vivo - (62) 3446-1235 Fixo

WhatsApp: (61) 98507-8001 - Atendimento das 08:00 às 19:00h.

E-mails: itakama@gmail.com ou contato@itakama.com.br (alternativo)

*As reservas devem ser feitas antecipadamente por e-mail, passando junto telefone para efetivação, ou por telefone, passando o e-mail para efetivação. Onde posteriormente enviamos por e-mail os procedimentos a serem seguidos, junto a conta no Banco do Brasil para o pagamento ser efetuado por meio de depósito de 50%, e no dia do passeio o restante, quando à vista, ou quando dividido em duas vezes, a primeira parcela do pagamento deve se feita por meio de depósito, e a segunda 30 dias após o primeiro depósito, por meio de depósito programado, ou dando um cheque no dia da saída.